informação do dia

Posted · Add Comment

Aumentam casos de malária no país.
Cidadão morre num incêndio em que seus dependentes ficaram feridos em Gaza.
Esperança de cura para HIV renasce graças a criança sul-africana em remissão.

Nacional
Outra vez a PRM, um adolescente morto a tiro e jovem ferido em Dondo
Um adolescente de 14 anos de idade morreu e um outro jovem de 23 anos ficou ferido no membro superior esquerdo, em consequência de um disparo supostamente efectuado pelos agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), na manhã desta segunda-feira (24), no distrito de Dondo, província de Sofala.
O facto ocorreu num mercado, algures no bairro de Mafarinha, quando um grupo de operadores de táxi com recurso a triciclos, vulgo de “txopela”, e populares pretendiam linchar dois presumíveis ladrões.
Na circunstância, na tentativa de dispersar as pessoas, um agente disparou duas balas que atingiram mortalmente a uma criança e uma feriu a um jovem.

Cidadão morre num incêndio em que seus dependentes ficaram feridos em Gaza
Um cidadão morreu carbonizado e, felizmente, a mulher e o filho sobreviveram, pese embora com ferimentos graves, em resultado de um incêndio de grandes proporções que deflagrou numa residência, na noite do último domingo (23), na cidade de Xai-Xai, na província de Gaza.
A desgraça aconteceu por volta das 22h00, no bairro 11 da chamada cidade alta daquele ponto do sul de Moçambique.
Não foi possível apurar a identidade das vítimas, mas sabe-se que o malogrado era um vendedor colchões e outros bens num mercado local.Os sobreviventes são a sua esposa, de aparentemente 50 anos de idade, e o filho de aproximadamente 35 anos.

Membro da Polícia fere esposa a tiro e de seguida mata-se em Tete
Um membro da Polícia da República de Moçambique (PRM) feriu a sua mulher com recurso a uma arma de fogo do serviço e em seguida usou a mesma arma para tirar a sua própria vida, na última quarta-feira (19), no distrito de Chifunde, na província de Tete.
A tentativa de homicídio seguido de morte do autor de disparo aconteceu na residência do casal de Joel Macário, que estava afecto ao Comando Distrital da PRM de Chifunde. Ele usou a própria arma de fogo, do tipo AKM, que lhe foi alocado pelo seu posto de trabalho.

Quinze acidentes de viação numa semana em Maputo
SEIS pessoas morreram e 25 contraíram ferimentos, 10 das quais com gravidade, na sequência de 15 acidentes de viação ocorridos durante a semana passada, contra sete no igual período do ano anterior, na cidade de Maputo.
Segundo o porta-voz da PRM da capital do país, Orlando Madumane, falando hoje no habitual informe semanal, disse que o aumento de casos de sinistralidade está a preocupar as autoridades policiais.
A fonte disse que dos sinistros registados, 13 foram do tipo atropelamento carro-peão, um choque entre viaturas e uma queda de passageiro.
A Polícia sensibiliza os automobilistas e peões a ter mais cautela nas estradas para combater os acidentes de viação e evitar perdas de vidas humanas, apelou Mudumane.
No que diz respeito àcriminalidade, o porta-voz disse que houve a detenção de 77 indivíduos indiciados de prática de 66 casos criminais. Destes, 47 foram contra o património e pessoas, e quatro contra a ordem e tranquilidade públicas. Sendo que, 58 casos foram esclarecidos, o que corresponde a 88 por cento da operatividade policial.

Suicídios inquietam Inhambane
As autoridades governamentais da província de Inhambane estão preocupadas com a crescente onda de suicídios que ocorrem no seio das famílias. A inquietação foi expressa ontem pelo governador Daniel Chapo, na abertura da XIV Sessão Ordinária do Conselho Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) que decorre na cidade de Inhambane.

Vendedores voltam a ocupar EN4 em Malhampsene
OS vendedores informais estão a reocupar gradualmente as bermas e imediações da EN4, em Malhampsene, no município da Matola, apesar da exposição ao risco de atropelamentos, entre outros incidentes.

Aumentam casos de malária no país
O PAíS registou este ano 4.673.604 casos de malária desde o princípio do ano, que resultaram em 754 óbitos, estatísticas que revelam uma subida em relação a igual período do ano passado em 23,8 e 7,7 por cento.
Segundo fonte do Departamento de Epidemiologia do Ministério da Saúde, que reporta 3.803.209 de casos e 696 mortes por malária por estas alturas do ano em 2016 várias acções preventivas vêm sendo levadas a cabo no país, o que virá a resultar numa descida significativa de casos e mortes.
A distribuição de redes mosquiteiras é a principal dessas acções, contabilizando-se mais de cinco milhões as que foram distribuídas desde o início do ano a famílias de três províncias no âmbito de uma campanha de entrega massiva destes meios de prevenção e combate à malária.

INAE encerra fábrica clandestina em Morrumbene
A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) ordenou, semana passada, a suspensão das actividades de uma fábrica de sabão que funcionava em péssimas condições de higiene e segurança no distrito de Morrumbene.
O delegado da INAE, em Inhambane, Ernesto Tafula, explicou que esta unidade industrial, além das condições deploráveis do seu funcionamento, também operava de forma clandestina porque não dispunha de autorização para o efeito.
Ernesto Tafula apontou, igualmente, como graves irregularidades a falta de cartões de saúde para os trabalhadores e a licença de exploração da actividade daquela natureza.

Politica
Apoio ao Orçamento continua suspenso devido às dívidas
O director-executivo do Banco Mundial está, desde ontem, a efectuar uma visita de dois dias a Moçambique. O primeiro encontro que manteve foi com jornalistas, para explicar os objectivos da deslocação ao país.
Na reunião, tratou de deixar bem claro que não há apoio ao Orçamento do Estado sem que se conclua a avaliação da sustentabilidade da dívida. O responsável da instituição de Bretton Woods manteve, ainda ontem, um encontro à porta fechada com o Governo, representado pelo primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, e pelo ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane.
As autoridades falaram da auditoria às dívidas não declaradas e das prioridades de Moçambique para os próximos três anos, destacando-se o sector da agricultura.

Desporto
Regresso com teste de fogo ao líder
Duas semanas depois do interregno para dar lugar aos trabalhos da selecção nacional e respectivos jogos da eliminatória de CAN-Interno, diante do Madagáscar, o Moçambola Zap está de regresso. É a festa do futebol moçambicano com a realização da 21ª jornada do campeonato nacional, uma prova que está ao rubro, com surpresas atrás de surpresas, a cada jornada.
E o regresso está marcado para tarde, em Vilankulo, onde a ENH local vai receber o Desportivo de Nacala. Trata-se de um embate entre duas equipas moralizadas pelos últimos resultados, nomeadamente uma vitória e um empate. Os “hidrocarbonetos” foram a Gaza derrotar a Associação Desportiva de Macuácua por claros 0-3, enquanto os “canarinhos” de Nacala empataram sem abertura de contagem diante do Maxaquene.
Três pontos separam as duas equipas, a maior para os nacalenses, que somam 28 pontos contra 25 dos treinados por João Chissano, que jogam em casa. Desta forma, em caso de vitória da ENH de Vilankulo, esta equipa poderá subir da 9ª para a 7ª posição, ainda que a condição, uma vez que a jornada só terá o seu epílogo na quarta-feira. Mas é um grande embate em perspectiva.

Internacional
Esperança de cura para HIV renasce graças a criança sul-africana em remissão

Uma criança sul-africana nascida com HIV está surpreendendo especialistas por parecer estar efectivamente curada do vírus da Aids depois de apenas um ano de tratamento seguido de oito anos e meio sem medicamentos.
Normalmente os pacientes com HIV precisam continuar usando remédios antirretrovirais pelo resto da vida para impedir o desenvolvimento da Sida, mas a criança em questão, que não está sendo tratada e hoje tem quase 10 anos de idade, não tem nenhum sinal da doença.
Este e outros casos recentes isolados de remissão deram uma esperança adicional às 37 milhões de pessoas de todo o mundo infectadas com o vírus que causa a Aids. Mas os especialistas pedem cautela, dizendo que o caso é extremamente raro e que não leva a crer em um caminho simples para uma cura.

Tempo
3ª feira de céu nubado com previsão de chuviscos na zona costeira do Centro
O Instituto Nacional de Meteorologia prevê o seguinte estado do tempo para esta terça-feira(25) em Moçambique:
nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula prevê-se céu pouco nublado localmente muito nublado. Neblinas e nevoeiros matinais locais. Vento de sueste a sudoeste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas ao longo da faixa costeira.
Para as províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala prevê-se céu pouco nublado localmente muito nublado. Possibilidade de chuvas fraca ou chuviscos dispersos na faixa costeira. Neblinas e nevoeiros matinais locais. Vento de sueste a leste fraco a moderado.
Nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo prevê-se céu nublado passando a limpo em Maputo. Neblinas e nevoeiros matinais locais. Vento de sueste fraco rodando para noroeste a moderada, fraco a moderada soprando por vezes com rajadas na faixa costeira de Maputo.